6 de agosto de 2010

açailandia: garota de (09) anos mestrua pela primeira vez.


AÇAILANDIA – Um fato curioso aconteceu  em um hospital de açailandia! Um um pai de família preocupado com sua filha de apenas (09) anos de idade que já começou a menstruar prematuramente, o editor deste blog foi atrás das respostas, e descobriu que isso e normal, veja o que diz um dos maiores especialista em ginecologia do Brasil. Entrevistado pelo Dr. Dráuzio Varela.


Dráuzio A primeira menstruação, que nós médicos chamamos de menarca, marca o início da vida reprodutiva da mulher. Em que idade ela costuma ocorrer?


Nilo Bozzini – A partir dos nove anos, a menina começa a ter os primeiros sintomas, mas é entre os nove e o quatorze anos que costuma ocorrer à primeira menstruação. Algumas demoram um pouco mais, porém esse atraso não significa que sejam portadoras de alterações endócrinas que mereçam atenção. Às vezes, isso cria certa expectativa nas famílias – Minha filha já deveria ter menstruado – que nos procuram para saber se devem tomar alguma providência, encaminhar a garota para algum exame. Quase nunca é necessário. Está absolutamente dentro da faixa de normalidade a menina que menstrua entre os nove e os quatorzes, quinze anos.


Dráuzio Você falou em sintomas que antecedem a primeira menstruação. Quais são eles?


Nilo Bozzini – Os seios começam a crescer e ocorre a pubarca, ou seja, pêlos aparecem na região pubiana.


Drauzio Parece que no século passado as mulheres começavam a menstruar muito mais tarde do que menstruam hoje. Existe explicação para isso?


Nilo Bozzini – Não existe. Alguns casos muito precoces são vistos como patológicos (por exemplo, a menina que menstrua com seis ou sete anos de idade) e requerem providências de caráter hormonal e cuidados para que seu crescimento não seja prejudicado.


Drauzio Como as mães se portam nessa fase da vida das meninas?


Nilo Bozzini – Às vezes, as mães passam certos temores para as filhas, quando mencionam, por exemplo, as dores ou o incômodo que sentiram ou sentem no período menstrual e acabam criando certa ansiedade nas meninas. “Como será minha menstruação?” é a pergunta que elas se fazem temendo repetir a experiência materna.
Na verdade, a conduta acertada seria mostrar que a fisiologia menstrual faz parte da vida da mulher e só desaparece com a menopausa. Como pai que sou, permito-me contar como agimos com nossas duas filhas: a primeira menstruação simbolizou o início de nova etapa da vida e elas receberam um presente nesse dia.


Drauzio Especialmente nas camadas mais pobres da população, muitas vezes as mães não se sentem à vontade para conversar com as meninas sobre menstruação. De repente, elas são surpreendidas por um sangramento que não sabem interpretar e se assustam. Com que idade esse assunto deve ser tratado com as meninas?


Nilo Bozzini – Não é só nessa camada social. Às vezes, pessoas de classe social diferenciada também não conversam sobre sexualidade com as filhas. O ideal seria que o diálogo fizesse parte do contexto familiar e, numa fase anterior à primeira menstruação, a menina fosse orientada a respeito das transformações que ocorrerão: o crescimento dos seios (característica marcante nesse período de desenvolvimento), a mudança de postura e de visão da vida, a menstruação.
É importante, porém, que a mãe saiba dosar as informações e o nível de exigências. Não adianta querer que uma menina de treze anos se comporte como uma moça de vinte, nem o contrário.

fonte: Dr. Drauzio Varela. veja aqui  
Reações:
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 COMENTE AGORA ESSA POSTAGEM :

Vendo uma casa lotérica em Cidelândia

Vendo uma casa lotérica em Cidelândia
Casa lotérica funcionando no centro de Cidelândia, com ótimo movimento diário, aceiitamos propostas, trocamos veiculos ou imoveis, os interessados entrar em contato pelos fones whatsapp (99) 98852-4845 (99) 99122-7528

Terras para chácaras a preços imperdiveis, Clic na imagen e veja

Terras para chácaras  a preços imperdiveis, Clic na imagen e veja
Apenas R$ 3.50 o metro quadrado.Whatsapp (99) 98852-4845

Mais vistas da semana

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.