terça-feira, 18 de setembro de 2012

Buritirana: Ex-prefeito é condenado por improbidade administrativa




Justiça condenou o ex-prefeito, Antonio Lopes de Sousa, “Antonio do Leque”, por desvio de recursos públicos.

ex-prefeito Antonio do Leque
BURITIRANA - A pedido do Município de Buritirana, representado pelo atual prefeito, excelentíssimo senhor José Wiliam de Almeida, conhecido pela alcunha de “Zé do Mundico”, a Justiça Estadual do Maranhão, com sede na cidade de Senador La Roque, condenou por improbidade administrativa, o ex-prefeito de Buritirana, Antonio Lopes de Sousa, conhecido popularmente por “Antonio do Leque”, por deixar de aplicar corretamente recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Recursos Hídricos.


Relatório de tomada de conta especial nos autos do processo consta que o ex-prefeito deixou de aplicar R$ 12.062,83 das verbas relativas ao convênio.

O Juiz de Direito da Comarca de Senador La Rocque, Dr. Marcelo Testa Boldochi verificou que o convênio foi realizado de maneira insatisfatória, diferentes do conveniado e modificados sem autorização dos concedentes.

Na sentença, a Justiça Estadual condenou o ex-prefeito ressarcir o erário a importância de R$ 8.114,73 acrescida de correção monetária e juros de mora de 1% a. m. desde 19.01.2000; o pagamento de multa civil equivalente a 10 vezes o valor atualizado da última remuneração como prefeito municipal; suspendeu seus direitos políticos, bem como a proibição de contratar com o poder público, por um período de três anos.

O Juiz ainda determinou que fosse comunicado ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para que sejam tomadas as providências necessárias.

Fato inusitado é que os ex-rivais políticos, agora amigos, “Antonio do Leque” e “Zé do Mundico”, depois de tantas brigas na justiça, recentemente aliaram-se politicamente formando uma chapa com o objetivo de ganhar as eleições municipais 2012, visto que ambos são considerados ficha suja pela justiça e que o atual prefeito está no seu segundo mandato, lançaram uma chapa com pessoas que estão sob suas submissões, ou seja, representado Antonio do Leque, concorre o seu genro James Alves de Oliveira ao cargo de prefeito, e representando o prefeito Zé do Mundico, concorre seu sobrinho André Leoncio de Almeida Santos ao cargo de vice-prefeito municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE