quarta-feira, 26 de outubro de 2016

PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA PROMOVE AÇÂO SOBRE OUTUBRO ROSA NA VILA CAPELOZA

A prefeitura Municipal de Açailãndia, através da secretaria municipal de saúde promoveu ontem 25/10, na (UBS) Unidade Básica da Vila Capeloza um importante evento alusivo ao mês Outubro Rosa. Diversos profissionais tanto da saúde, bem como de outras áreas se revezaram levando informações educativas, sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
Em geral, a campanha em meios publicitários ou em atividades dentro de empresas tem um foco grande no autoexame, mas especialistas do ramo médico alertam que ele não é suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoeiramento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.
Entre os parceiros na realização do Outubro Rosa, a equipe da empresa La-Vertuan Dermocosmeticos se fez presente, fazendo de forma gratuita limpeza de pele em alguns participantes presentes ao evento, resgatando assim a autoestima e renovando o visual das mulheres da Vila Capeloza.

Ainda durante a realização do Outubro Rosa, o medico obstetra Dr. Vitor Fernandes levou uma palavra informativa de esclarecedora aos presentes, falando das possíveis causas e sintomas do câncer de mama, bem como a necessidade de se detectar precocemente esse mal, que se for feito a tempo, tem cura.

Para a enfermeira Telma Helena Alves, a realização do Outubro Rosa na (UBS) da Vila Capelosa foi de muita importância para todos da comunidade, pois campanhas educativas com o intuito de orientar a comunidade como essa, tem seu lado positivo, e só ajuda a comunidade a evitar a proliferação de doenças assim como ajuda na cura definitiva, Disse a coordenadora da unidade.
A enfermeira Telma Helena enfatizou que o apoio de todos os servidores da Unidade Básica da Vila Capeloza bem como da secretária de saúde Kerly Cardoso, foi de suma importância para o sucesso do evento, e sem esse apoio dificilmente se conseguiria atingir esse objetivo, que é o de levar uma saúde de qualidade a todos.

AUTOEXAME PASSO-A-PASSO:

1.   Em frente ao espelho, com braços abaixados observe as mamas e verifique se há alguma diferença de tamanho entre elas, mudança na cor de pele, enrugamento, depressão, saliência e inchaço. Procure pelos mesmos sinais com os dois braços erguidos acima da cabeça e, em seguida, com as mãos na cintura.
2.   Pressione suavemente o mamilo para chegar se há qualquer tipo de secreção.
3.   No banho, ensaboe bem as mamas e as axilas. Com uma mão atrás da cabeça, utilize a ponta dos dedos para investigar se existem nódulos endurecidos (caroços) por toda essa área. Repita do outro lado.
COMO PREVENIR;
·      Manter hábitos saudáveis ao longo da vida afasta doenças em geral e também o câncer de mama. Não fumar e não abusar de bebidas alcóolicas estão entre as boas práticas.
·      Existe uma relação entre obesidade e câncer de mama, especialmente em mulheres após a menopausa. Controle o peso, adote uma alimentação saudável e pratique atividade física.
·      O acompanhamento médico é fundamental para todas as mulheres pelo menos uma vez por ano. Se perceber algum sinal ou sintoma suspeito, consulte o mastologista ou ginecologista o mais rápido possível.
A mamografia é o exame indicado para fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. O procedimento deve ser realizado anualmente em mulher acima de 40 anos. Abrace essa causa e faça o bem!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE