sábado, 7 de janeiro de 2017

Cidelândia: O legado do ex-vereador e ex-secretário de saúde Pedro Sá


O então vereador Pedro Sá assinando o termo de posse
Um homem honrado, um pai de família exemplar, um amigo que se pode confiar temente a Deus, fiel a seus princípios, cumpridor de seus deveres como cidadão, acima de tudo, ele tem a felicidade de ser parte da historia de Cidelândia como um dos primeiros vereadores do município. Estamos falando de Pedro Pereira de Carvalho Sá. Ou apenas Pedro Sá.

Antes vamos falar um pouco sobre a história do município de Cidelândia, o antigo povoado de entroncamento da CIDA.

O município de Cidelândia originou-se da extinta Companhia Industrial de Desenvolvimento da Amazônia (CIDA), subsidiária da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que fazia a exploração de madeiras na região.

O local onde a Companhia ergueu seu acampamento foi exatamente às margens do Rio Tocantins nas proximidades do povoado Curvelândia, Município de Vila Nova dos Martirios-MA.

Com a abertura da estrada de “chão batido” hoje MA 125, que dava acesso à rodovia Belém Brasília (BR 010), e a antiga estrada do arroz, formou-se um entroncamento, que passou a ser chamado de entroncamento da CIDA. Hoje a sede do município de Cidelândia.

Na década de 70, houve grande afluência de pessoas de outras regiões em busca uma nova vida. E o núcleo se expandiu tendo como principais atividades econômicas à cultura do arroz, a extração de madeiras e a pecuária extensiva.

Com a implantação da Ferrovia Carajás, a busca de um novo eldorado se intensificava a cada dia, e dentre essas pessoas, lá estava o jovem sonhador Pedro Pereira de Carvalho Sá. Que juntamente com seus pais, fixou residência em Cidelândia.

Como militante politico, Pedro Sá junto com um grupo de lideranças da época, tinha o sonho de elevar o então povoado do entroncamento da CIDA a categoria de município. Foi então formada comissões para discutir junto às autoridades esse sonho, sonho esse que mais tarde veio a se tornar uma realidade, que foi criação do município de Cidelândia.

Com Cidelândia elevado a categoria de município, Pedro Sá teve a felicidade de ser eleito para a primeira legislatura como vereador. Tempos difíceis; na época houve momentos de instabilidade criada com uma “guerra jurídica”, ocasionado com a cassação do mandato do então prefeito Lisboa
.

Passado a turbulência jurídica, Pedro Sá “desmotivado” com a politica, resolveu tomar uma posição radical, abandonou a politica partidária, não se candidatando a nenhum cargo futuro.  Resolvendo se dedicar apenas sua família, seus amigos, e ficar apenas nos bastidores.

Pedro Sá mesmo de fora da politica partidária, sempre é fonte de referencia para as novas lideranças politicas. Devido a isso, por três vezes exerceu o cargo de secretario de saúde do município.

O legado politico e moral deixado pelo ex-vereador Pedro Sá na historia do município de Cidelândia, enche de orgulho seus amigos e sua família, que mesmo com a “desmoralização” de boa parte da classe politica brasileira, o ex-vereador e ex-secretário de saúde, não existe em seu currículo nenhuma a fama de desonesto ou corrupto.

Como secretario de saúde, mesmo tendo havido limitações de poder dentro da pasta, o ex-secretário Pedro Sá, fez o que pode e esteve a seu alcance para melhorar a saúde do município.

Uma delas é a construção e reforma de diversos postos de saúdes e unidades básicas de atendimentos (UBS), construída ou reformadas tanto na sede, bem como na zona rural do município, durante a gestão do mesmo a frente da pasta.

Pedro Pereira de Carvalho Sá, conhecido como Pedro da Farmácia, é casado com a senhora Delzuita Ribeiro dos Reis Sá membro assíduo da igreja católica, pai de 6 filhos, 13 netos, proprietário da farmácia São Pedro, e reside em Cidelandia há 45 anos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE